Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Vereadores votam pela inclusão de gestantes e puérperas em grupo prioritário de vacinação contra Covid-19

por Heloiza Amaral publicado 12/05/2021 11h50, última modificação 12/05/2021 18h46

Foto: Alberto Maia

Projeto nº 116/2021, de Ronilson Reis (Podemos), foi aprovado hoje, 12, no plenário. O projeto inclui gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz em até 45 dias) em grupo prioritário do programa emergencial de vacinação contra o coronavírus na capital.

De acordo com o vereador, estudos comprovam que elas têm maior risco caso contraiam a Covid-19, devido à imunodeficiência relativa, associada a adaptações fisiológicas durante o período da gravidez. “O Brasil, atualmente, ocupa o primeiro lugar em mortalidade de gestantes e puérperas por Covid-19 no mundo. A proporção é superior ao somatório de todas as mortes dessa categoria nos demais países”, destaca, citando pesquisa do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O projeto estabelece ainda que, no ato de vacinação, gestantes e puérperas sejam orientadas a manter as medidas de proteção contra a Covid-19 e, em caso de reação adversa, a procurar uma unidade de saúde para acompanhamento e monitoramento. O projeto segue agora para análise do prefeito.