Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Plenário derruba veto à matéria sobre atendimento multidisciplinar para gestantes

por Michelle Lemes publicado 09/06/2022 10h55, última modificação 09/06/2022 14h45
Líder do prefeito na Câmara, vereador Anselmo Pereira (MDB) liberou bancada para votação

Em Sessão Ordinária nesta quinta-feira (9), a Câmara de Goiânia derrubou veto do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) à matéria que dispõe sobre composição de equipe multidisciplinar de atenção para gestantes nos períodos de pré-natal, parto e pós-parto.

De autoria do vereador Thialu Guiotti (Avante), o projeto de lei nº 40/2021 assegura que a equipe deve ser formada por, no mínimo, médico, enfermeiro e fisioterapeuta – todos inscritos em seus respectivos conselhos de classe. Durante a discussão do veto, o líder do prefeito, vereador Anselmo Pereira (MDB), liberou a bancada para votação, por considerar o teor do projeto altamente social e necessário. A partir disso, Guiotti solicitou aos colegas a derrubada do veto, em razão da importância da propositura.

Segundo o projeto, o fisioterapeuta terá como função avaliar e monitorar alterações físicas, com enfoque na manutenção do bem-estar da parturiente e do bebê. Nesse sentido, devem ser adotadas medidas não farmacológicas e não invasivas para alívio da dor, estímulo à deambulação, adoção de posturas verticais, exercícios de mobilidade pélvica na bola e – no momento do parto – técnicas manuais que ajudam a controlar e diminuir a dor. Além disso, o trabalho deve contemplar posturas e técnicas respiratórias que favoreçam o encaixe na fase de expulsão do feto. Já no período de puerpério, o fisioterapeuta auxiliará no fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico, de forma a evitar possíveis complicações, como incontinência urinária.