VÍDEO - CEI da Saúde começa a investigar falta de leitos em UTIs
Vereadores se reuniram com técnicos e secretário estadual da Saúde, Leonardo Vilela
Os vereadores que compõem a Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Saúde realizaram a primeira diligência nesta sexta-feira. Os parlamentares se reuniram com técnicos e com o secretário estadual de Saúde, Leonardo Vilela. O órgão estadual elaborou um relatório que aponta falhas na gestão municipal.
O vereador Elias Vaz (PSB), relator da Comissão, criticou a falta de controle da prefeitura em relação aos serviços contratados. Há denúncias de que hospitais credenciados não estariam recebendo do município pelos serviços realizados. A CEI também suspeita que hospitais estariam escolhendo os pacientes que seriam internados, dando preferência para aqueles cujo tratamento gera menos despesa.
O superintendente de Acesso a Serviços Hospitalares da Secretaria de Saúde do Estado, Cleudes Bernardes da Costa, explicou que, entre as irregularidades detectadas pela Pasta estão a falta de equipamentos e equipes qualificadas em UTIs, além da ocupação de leitos contratados pelo SUS por pacientes de planos de saúde.
Para Elias Vaz, a responsabilidade pelas dificuldades e irregularidades detectadas deve ser compartilhada entre a prefeitura de Goiânia e os hospitais que não disponibilizam os serviços contratados.