VÍDEO - TV Câmara terá sinal aberto em parceria com canal da Assembleia Legislativa
Os presidentes da Câmara Municipal de Goiânia e da Assembléia Legislativa de Goiás (Alego), vereador Andrey Azeredo (PMDB) e deputado José Vitti (PSDB), assinaram, na manhã de hoje, 23 de novembro, um convênio entre as duas Casas oficializando o espaço da Câmara em transmissão digital e compartilhada com a Alego no canal 61.2 da TV aberta. A parceria foi selada às 10h durante a Sessão Plenária da Câmara.
Atualmente, a Alego já dispõe do canal 61.2 na TV aberta e outro na TV por assinatura, mas a TV Câmara só pode ser acessada pelo ícone no portal da Casa (www.goiania.go.leg.br) ou pelo YouTube no canal Tvcamaragyn. Com a parceria, ambas compartilharão o canal aberto digital 61.2 em horários definidos, sendo para a Câmara o período matutino e para a Alego o vespertino, divisão que ainda poderá sofrer alterações.
Ao longo deste ano, a atual gestão da Câmara já vinha se preparando para a efetivação desse compartilhamento, como explicou o presidente Andrey Azeredo: “Esta é a retomada de um processo iniciado no ano passado e que nos empenhamos muito para que se concretizasse e pudéssemos ter o sinal aberto restabelecido para a Câmara democratizando ainda mais este Poder. E agora, graças a um gesto generoso do presidente da Alego, o deputado José Vitti, que nos concede essa parceria, a população poderá ter mais conhecimento dos trabalhos aqui realizados com a transparência que devem ter os atos públicos.”
Comunicação e transparência
Andrey Azeredo destacou, ainda, outros esforços da Câmara em busca de mais transparência através da mídia. Citando a Diretoria de Comunicação da Casa, ele ressaltou que “estamos desempenhando um trabalho diferenciado com o apoio dos profissionais e servidores que trabalham no setor, inclusive nas redes sociais. Buscamos, sempre, uma sintonia e uma interação maior com a população e seus anseios para respaldar o nosso trabalho e gerar resultados satisfatórios para todos.” O presidente informou que as transmissões começam de imediato em caráter experimental para as devidas adequações técnicas e deverão ser efetivadas em, no máximo, 60 dias.
Na opinião do deputado estadual José Vitti, as TVs legislativas são instrumentos democráticos essenciais para que as pessoas “tenham acesso àquilo que estamos fazendo. Vereadores e deputados precisam mostrar a sua produtividade e a população precisa conhecer efetivamente como eles estão desempenhando suas funções. Essa parceria estende ainda mais esse compromisso de ter as Casas legislativas abertas.”
Profissionais e equipamentos
Quanto aos recursos humanos e os equipamentos necessários, Andrey afirmou que a Câmara fará um concurso público nos próximos meses e lembrou que “neste ano já convocamos vários profissionais dum concurso de 2006 que foram incorporados em setores da Casa, inclusive à Diretoria de Comunicação, que conta com pessoal especializado. Além disso, faremos licitações para a aquisição de novos equipamentos e ampliação do material técnico necessário para termos o melhor sinal com a maior qualidade possível.”