Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / VÍDEO - Vereadores denunciam más condições da Casa de Acolhida Cidadã

VÍDEO - Vereadores denunciam más condições da Casa de Acolhida Cidadã

por Paulo Henrique Galves da Silva publicado 20/03/2019 17h31, última modificação 20/03/2019 17h35

Os vereadores Paulo Magalhães (PSD), Jair Diamantino (DC) e Anderson Sales Bokão (DC), integrantes da Comissão de Direitos do Idoso, realizaram, nesta terça-feira (19), a primeira Blitz do Idoso. Proposta pelo presidente da comissão, Paulo Magalhães, a série de vistorias tem como objetivo verificar as condições de atendimento de idosos em unidades de saúde e acolhimento.

Na Casa de Acolhida Cidadã, em Campinas, unidade da prefeitura de Goiânia que abriga moradores em situação de rua, os parlamentares encontraram condições precárias: elevador quebrado, problemas elétricos, móveis destruídos, infestação de insetos, mau cheiro e apenas um chuveiro por andar, para 120 abrigados. O local tem capacidade para receber 240 pessoas - em um andar ficam os homens, em outro, mulheres e famílias.

A vistoria foi acompanhada pelos defensores públicos Fernanda da Silva Rodrigues e Philipe Arapian e pela delegada de proteção ao idoso, Ana Lívia Batista. Para a delegada, ainda é necessária uma investigação mais apurada, mas à primeira vista as condições da Casa de Acolhida não são adequadas.

"Eu não tinha outra saída. Ou ficava dormindo na rodoviária ou vinha para cá", explica o abrigado Amado Cordeiro. Com dificuldade de locomoção, ele reclama do elevador quebrado. Alguns pacientes precisam ser carregados pelos funcionários entre os três pisos do prédio. "Vamos fazer um relatório para identificar o que na Casa está em desacordo com a legislação local e poder posteriormente apresentar às autoridades responsáveis para possíveis melhorias aqui dentro", afirma Fernanda Rodrigues, coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado.

O vereador Jair Diamantino afirma que o Ministério Público também será acionado. "O ser humano não pode ser tratado da forma que está sendo tratado aqui", diz. Paulo Magalhães explica que a Blitz do Idoso será realizada a cada 15 dias. "Isso nós não podemos admitir e vamos tomar providências através do Ministério Público", afirma.