Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Violência contra Mulheres será pauta de Audiência Pública nesta quarta-feira, 7

Violência contra Mulheres será pauta de Audiência Pública nesta quarta-feira, 7

por Patrícia Drummond publicado 05/11/2018 15h10, última modificação 05/11/2018 15h11
Violência contra Mulheres será pauta de Audiência Pública nesta quarta-feira, 7

Foto: Alberto Maia

A violência contra a mulher é considerada um problema de saúde pública pela Organização Mundial de Saúde, pois os quadros de violência podem afetar a integridade física e emocional da vítima, seu senso de segurança, além de criar um círculo vicioso de ´idas e vindas´aos serviços de saúde, o que gera aumento dos gastos públicos. O assunto é o mote do projeto Elas Se Curam, que tem por objetivo a prevenção e o resgate da identidade e personalidade de mulheres vítimas de violência, e que será alvo de debate nesta quarta-feira (7), na Câmara de Goiânia, em Audiência Pública proposta pelo vereador Vinicius Cirqueira (PROS).

O projeto, elaborado por psicólogos que prestam atendimento a mulheres vítimas de violência, também busca orientar famílias, pais e filhos, educadores e alunos sobre a questão, levando esclarecimento quanto aos direitos das mulheres nesta situação e alertando sobre a necessidade de quebrar o silêncio e buscar apoio junto aos órgãos competentes.
“As consequências da violência doméstica são delicadas e podem permanecer durante muito tempo. Além das marcas físicas, ela costuma causar também danos emocionais, como interferências na vida sexual da vítima, baixa autoestima e dificuldade de criar laços”, destaca o vereador.

Vinicius espera receber, durante o evento, representantes da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), conselheiros tutelares e psicólogos, bem como representantes de outros setores envolvidos e população em geral para promover a discussão. “Com a Audiência, teremos a clareza da atual situação", argumenta. "Queremos construir alternativas que aprimorem os mecanismos de proteção às mulheres que já sofreram agressão e de prevenção para as demais", conclui.