Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Votação da LDO na Comissão Mista fica para segunda à noite

Votação da LDO na Comissão Mista fica para segunda à noite

por Quezia de Alcântara publicado 29/06/2017 12h25, última modificação 30/06/2017 08h02

Ficou para segunda-feira,às 20 horas, em reunião extraordinária, a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2018. O vereador Zander Fábio (PEN) que pediu vista da matéria na terça-feira, 27,  resolveu usar o tempo regimental de três dias para analisar a proposta.  A medida foi avaliada pelos vereadores Clécio Alves (PMDB) e Paulo Magalhães (PSD) como manobra para protelar a votação.

Clécio acusou os colegas de agirem à semelhança dos membros da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que para ele, “estão manobrando pedindo vista do projeto do Refis para travar a administração do prefeito Iris Rezende”.

O peemedebista defendeu que não votará a favor do remanejamento de 5% dos créditos apresentado em emenda pelo relator Gustavo Cruvinel (PV), pois a Prefeitura necessita dos 30% para realizar sua gestão. “Não podemos por uma camisa de força no prefeito. Ele pegou a cidade na bagunça e está organizando a cidade. Nós precisamos dar condições para ele administrar Goiânia”, falou.

Cruvinel, por sua parte, esclareceu que a emenda provém de reuniões com técnicos do Tribunal de Contas do Município (TCM) e que os 5%, cerca de R$ 240 milhões, é mais que necessário para atender às emergências que surgirem.

Cristina Lopes (PSDB) igualmente advogou em defesa da redução do remanejamento. “Hoje, quase 80% do orçamento é destinado a pagamento de pessoal. Então os 30% que o prefeito quer corresponde a totalidade do orçamento. Não podemos concordar em dar esse aval par ao Executivo, apesar de ter sido feito nas gestões passadas”.

Zander se defendeu explicando que o relatório de Cruvinel foi bem alicerçado e em caso de ir a plenário será muito difícil abrir créditos suplementares em valores mais elevados para a Prefeitura. Ele admitiu que está preocupado com o Fundo de Proteção Animal, de sua autoria, que não poderá fazer parte do remanejamento. Ele garantiu que fará voto em separado para ser analisado no plenário e não emendas, assim como o vereador Paulo Daher (DEM), que pediram vista em conjunto, para não atrasar a votação.

O presidente da Comissão, Lucas Kitão (PSL) informou um novo cronograma para votação da LDO.  A intenção é que na terça-feira, 4, seja feita a primeira votação em plenário e na quinta-feira, 6, a última votação. O plenário somente poderá entrar em recesso regimental após essa votação.

Serviço:

Reunião da Comissão Mista