Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Willian Veloso apresenta balanço positivo do primeiro ano de mandato

Willian Veloso apresenta balanço positivo do primeiro ano de mandato

por Da Redação publicado 23/12/2021 18h33, última modificação 23/12/2021 18h33

Após cumprir um ano do primeiro mandato como vereador na Câmara Municipal de Goiânia, Willian Veloso (PL) faz balanço positivo do trabalho realizado no parlamento goianiense que há quase uma década não contava com alguém que representasse o segmento da pessoa com deficiência. O Gabinete 09, idealizado pelo parlamentar, é composto majoritariamente por pessoas com deficiência, seja auditiva, física, intelectual e/ou visual.

Com o propósito de buscar soluções para os problemas da comunidade e da capital, o foram protocolados 157 requerimentos e 480 ofícios que foram destinados às secretarias municipais responsáveis por demandas relacionadas a saúde, infraestrutura, cultura, esportes, direitos humanos, turismo, urbanização, educação, administração, planejamento urbano e habitação, mobilidade, meio ambiente e transporte coletivo.

Foram atendidas centenas de reivindicações de tapa-buraco, manutenção de boca de lobo, instalação de praças ao ar livre, poda de árvores, adequação de banheiros públicos, iluminação e revitalização de praças, entre outras. E para garantir a melhoria da acessibilidade na capital, uma parceria foi firmada com a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana, que resultou no projeto “Pequenas obras, grandes resultados”. Vários setores receberam intervenções de acessibilidade como abertura e adequação de canteiros, rebaixamento de calçadas, construção de rampas, implantação de piso tátil e faixas de pedestres

Veloso apresentou 20 projetos de lei e entre os que mais se destacaram estão: “Frente Parlamentar Terceiro Setor”, “Capital Nacional da Música Sertaneja” “Obrigatoriedade aos restaurantes e estabelecimentos da cidade de oferecer cardápio em formato digital acessível para cegos”, “obrigatoriedade das instituições bancárias instalarem painéis luminosos com audiodescrição”, “definição como atividade essencial e autorização de abertura e funcionamento de lojas de materiais de construção durante o período pandêmico”.

Para melhorar a infraestrutura do Residencial São Geraldo, setor habitado majoritariamente por pessoas com deficiência, trechos receberam a instalação de calçadas acessíveis. A regularização fundiária também foi prioridade para atender a região. Em parceria com a Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, já tramita a passos largos o processo de emissão de escrituras públicas dos moradores que há décadas sonham com essa segurança jurídica.

No decorrer do ano, o vereador realizou tratados com a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania e Secretaria Nacional do Paradesporto para a construção um Centro Paradesportivo em Goiânia. O projeto está em andamento e tem o objetivo de investir no esporte adaptado, uma vez que a modalidade abre caminhos e possibilita a inclusão aos praticantes.

O parlamentar destinou 19 emendas positivas para o exercício financeiro de 2022 para instituições que atendem pessoas com deficiência. As emendas possibilitarão a aquisição de equipamentos, construção de espaços de convivência, criação de laboratórios, adequação e ampliação de estruturas físicas, investimentos para o paradesporto e construção de consultórios para atendimentos de saúde.

Como Presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara Municipal de Goiânia, com a equipe, atingiu um recorde de ações já realizadas em prol do segmento da pessoa com deficiência. Dezenas de famílias foram beneficiadas com acesso às cadeiras de rodas e de banho, andadores, bengalas, muletas e diversas outras tecnologias assistivas que melhoram a qualidade de vida da comunidade com deficiência.

A comissão realizou audiências públicas para debater assuntos importantes para a população, como a acessibilidade e mobilidade no transporte coletivo e participou de feiras e eventos inclusivos. Cerca de 40 reuniões e solenidades para entrega de diplomas de honra ao mérito para pessoas com deficiência e mães, terceiro setor, professores, economistas, advogados foram feitas. O  vereador visitou as empresas responsáveis pela operação dos ônibus do transporte público para testar os elevadores acessíveis dos veículos e promover tratativas acerca de melhorias necessárias para tornarem o serviço mais digno e inclusivo.

Para fechar o ano com chave de ouro, o prefeito Rogério Cruz sancionou a lei proposta por Veloso, que institui em Goiânia a Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo. A semana, que passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município, será realizada anualmente entre os dias 2 e 8 de abril. A iniciativa consiste em um conjunto de ações de apoio, educação, saúde e combate ao preconceito contra pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Durante a semana, a população receberá informações e orientações sobre o autismo, importância do diagnóstico precoce, formas de tratamento e serviços de apoio à família.

“2022 será o ano de colocar em prática tudo que foi aprimorado no primeiro ano de mandato. Há muito trabalho para fazer por uma Goiânia cada vez mais inclusiva”, reforça o vereador.

 

Texto: Assessoria de imprensa do vereador