Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Willian Veloso comemora novo plano de vacinação, que contempla pessoas com deficiência

por Da Redação publicado 22/02/2021 16h49, última modificação 22/02/2021 16h49

A 4ª edição do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 foi publicada na segunda-feira,15, passando a incluir todas as pessoas com deficiência permanente (PCD) como grupo prioritário da imunização. O novo texto retirou o termo "severa" como condição para a priorização. O vereador Willian Veloso (PL), que defende a bandeira desse grupo, acredita que o ato oficial é um avanço na preservação das vidas dessas pessoas, porque elas estão em constante exposição à infecção e aos impactos causados pela doença.

Segundo o vereador Willian Veloso, o novo plano reforça que todos os grupos prioritários serão contemplados com a vacinação de forma escalonada e na sequência definida por uma tabela. “Só pelo fato de já estarmos na lista é um grande avanço. Pela ordem, a pessoa com deficiência está em 15ª de prioridade, mas vamos lutar para que seja abreviada essa imunização”, diz.

O Ministério da Saúde publicou que a imunização segue uma escala por não dispor de doses de vacinas imediatas para todos os grupos em etapa única. Outra dificuldade informada é que ainda não há possibilidade de definir as datas do início da vacinação dos grupos não atendidos, por não haver, por parte dos fornecedores, cronograma regular de entrega de doses das vacinas. “Eu sou um defensor da prioridade de imunização da pessoa com deficiência. Já estive com o Secretário Municipal de Saúde e também com o prefeito Rogério Cruz solicitando apreciação dessa demanda”, diz.

O vereador Willian Veloso declarou que vai continuar cobrando para que, ao longo da campanha de vacinação, ocorram alterações na sequência de prioridades descritas pelo governo. “Por enquanto, comemoramos essa primeira vitória, mas vamos continuar cobrando”, destaca.

*Com informações e foto da assessoria de comunicação do vereador