Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Willian Veloso defende prioridade na vacinação de pessoas com deficiência

Willian Veloso defende prioridade na vacinação de pessoas com deficiência

por Da Redação publicado 11/02/2021 09h27, última modificação 11/02/2021 09h27

O vereador Willian Veloso (PL) entregou ofício essa semana ao prefeito Rogério Cruz (Republicanos), em que pede prioridade na vacinação das pessoas com deficiência (PCD) em Goiânia. Na justificativa, o parlamentar declara que o simples fato de ter deficiência já leva a pessoa à condição de extrema vulnerabilidade, o que, segundo ele, deixa o grupo suscetível à contaminação.

O parlamentar cita o caso daqueles indivíduos que utilizam cadeiras de rodas e colocam com frequência as mãos no arco, como também as pessoas com deficiência visual que tocam nas superfícies para locomoção. Ele cita ainda as pessoas com deficiência auditiva, que se comunicam por Libras e levam as mãos ao rosto com frequência para conversar. “Inclusive eu sou prova disso, porque eu uso uma cadeira de rodas. Mas, mesmo tendo consciência de todos os cuidados necessários, nem sempre é possível cumpri-los com tanta presteza”, afirma.

No momento da entrega do pedido ao prefeito Rogério Cruz, Willian citou o artigo 10 da Lei Brasileira de Inclusão, chamando a atenção para os cuidados com essa população. “Solicitamos ao prefeito a gentileza de autorizar a imediata inclusão de todas as pessoas com deficiências permanentes no Plano de Vacinação Contra a Covid-19 do Município de Goiânia, e acreditamos que vamos ser atendidos”, afirma.

Willian dá exemplos de que algumas pessoas com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual ou sensorial não compreendem e não conseguem cumprir todas as regras do distanciamento social, tampouco conseguem adequar-se às medidas sanitárias essenciais e básicas como o uso das máscaras faciais. O parlamentar destaca que há urgência no atendimento e que a prioridade da vacinação é uma questão de garantia dos direitos fundamentais das pessoas com deficiência.

O vereador Willian ratifica que sua solicitação tem como base a Convenção da ONU sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, que no Brasil tem status de Emenda Constitucional, e também pela Lei Brasileira de Inclusão, Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei 13.146/2015. Ele lembra que pessoa com deficiência enfrenta inúmeras barreiras que limitam as condições mínimas de igualdade, o que afeta direta e indiretamente todas as áreas da vida social, como saúde, trabalho, educação.

Segundo ele, o pedido de vacinação trata-se de um clamor do segmento, que tem procurado seu gabinete para cobrar uma resposta do poder público, considerando que, no presente momento, a vacina é necessária a esse grupo que possui mais vulnerabilidade. “É de conhecimento geral que essa terrível pandemia da Covid-19 tem atingido inúmeras famílias em todo mundo. Por essa razão, continuamos rogando ao nosso eterno Deus que nos traga a cura desse mal e que, por sua graça e misericórdia, console de alguma forma os corações de todos que sofrem com perdas irreparáveis”, diz.