Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Willian Veloso propõe cassação de alvará de escolas que negarem matrícula para alunos com deficiência

por Da Redação publicado 15/02/2022 14h40, última modificação 15/02/2022 15h41

O vereador Willian Veloso (PL) apresentou, em Sessão Ordinária realizada nesta terça-feira (15), um projeto de lei que estabelece a cassação do Alvará de Licença e Funcionamento de escolas privadas que negarem a matrícula de crianças ou adolescentes com deficiência.

De acordo com o parlamentar, o objetivo é garantir o direito à educação para todos que possuem algum tipo de deficiência, além de combater diferentes formas de preconceito. "Em Goiânia, várias famílias vêm tentando matricular suas crianças e não conseguem. E mesmo quando conseguem, muitas acabam tendo a matrícula cancelada. Isso é uma clara demonstração de que infelizmente existem pessoas que não querem ver pessoas com deficiência usufruindo de seus direitos", afirma o vereador.

Como representante do segmento, Veloso tem recebido várias denúncias nesse sentido. “Apesar do ordenamento jurídico da capital fornecer proteção aos cidadãos, incluindo pessoas com deficiência, algumas delas permanecem sendo tratadas com desrespeito, em atos de preconceito e discriminação”, lamenta.

O projeto prevê que, ao ser constatada infração por alguma instituição de ensino, será instaurado processo administrativo, que deverá ser concluído no prazo máximo de 60 dias, assegurando-se o direito à ampla defesa e ao contraditório para o estabelecimento de ensino notificado. Caso seja verificado, no decorrer do processo, que a escola não possui condições de acessibilidade para receber criança ou adolescente com deficiência, o local poderá ser interditado para adequações necessárias, em conformidade com a norma técnica em vigor.

*Com informações da assessoria de comunicação do vereador