Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Willian Veloso propõe que bancos priorizem pessoas com aparelhos auditivos

Willian Veloso propõe que bancos priorizem pessoas com aparelhos auditivos

por Da Redação publicado 31/03/2021 14h36, última modificação 31/03/2021 14h36

O Vereador Willian Veloso (PL) apresentou, nesta quarta-feira, 31, na Câmara de Vereadores de Goiânia, projeto que obriga bancos a priorizarem pessoas que usam aparelhos auditivos. O PL 075/21 dispõe sobre a obrigatoriedade das instituições de instalarem painéis luminosos com audiodescrição nas chamadas de atendimento. O projeto destaca que as pessoas com implantes cocleares correm riscos de danificar seus aparelhos auditivos ao passar pela porta giratória. Por isso, segundo o vereador, há necessidade de uma entrada alternativa e de instalação de placas de advertência nos estabelecimentos financeiros.

O vereador defende que a entrada deve ocorrer pela porta manual, com apresentação da carteira de implantado ou do aparelho. Já os atendimentos fora das agências deverão ser feitos por aplicativos de mensagem, por escrito ou mediante cadastro prévio da pessoa com deficiência auditiva. “Os portadores de implante coclear não podem ser obrigados a passarem pela porta giratória ou cabine detectora de metais”, afirma o vereador.

De acordo com Willian, os usuários de aparelhos de audição se enquadram na mesma condição dos portadores de marca-passo. Ao passarem pelo detector, podem ter desregulado o aparelho e sofrer com incômodos auditivos, pois o aparelho dispara toda vez que passa pela detecção. “Por isso, defendemos que as instituições financeiras se preparem para receber pessoas implantadas”, diz. Os agentes de segurança do estabelecimento bancário podem realizar revista de objetos no interior de malas, bolsas e mochilas antes de liberarem o acesso. “O acesso deve ser permitido aos portadores de implante coclear, marca-passo e próteses, apenas pela apresentação da carteira de identificação de implantado, com a referida tecnologia”, explica.

*Com informações e foto da assessoria de comunicação do vereador