Willian Veloso se reúne com ministro da Cidadania e participa de manifestação contra rol taxativo da ANS
Acompanhado por pais e mães de pessoas autistas e por representantes de entidades representativas de pessoas com deficiência, o vereador Willian Veloso (PL) foi recebido pelo ministro da Cidadania, João Roma, e pelo secretário nacional de Paradesporto, José Agtônio Guedes, nessa quarta-feira (23), em Brasília. Os encontros trataram de pautas relacionadas à proposta do rol taxativo da Agência Nacional de Saúde (ANS).
Após as reuniões, o parlamentar participou de manifestação contra o rol taxativo, enquanto o Superior Tribunal de Justiça (STJ) julgava o pedido de operadoras de planos de saúde para que o rol da ANS, referente aos procedimentos médicos, seja taxativo. Atualmente, o rol é exemplificativo, ou seja, a lista permanece em aberto para que novos procedimentos possam ser incluídos na cobertura dos planos.
Em caso de aprovação do rol taxativo, o entendimento é de que a decisão modificará e restringirá procedimentos médicos obrigatórios cobertos por planos de saúde. Nesse sentido, toda a população seria afetada pela mudança, mas especialmente pessoas com deficiência, como pacientes do espectro autista e os que têm doenças graves e raras. "Como representante da pessoa com deficiência, estou atento e acho inadmissível que essa possibilidade seja aprovada pelos ministros do STJ”, afirma Willian Veloso.
O julgamento foi suspenso após novo pedido de vista. Não há prazo definido para que o tema volte à pauta do tribunal.
*Com informações da assessoria de comunicação do vereador