Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Willian Veloso solicita apoio escolar para crianças com deficiência

Willian Veloso solicita apoio escolar para crianças com deficiência

por Da Redação publicado 20/01/2022 12h20, última modificação 27/01/2022 10h44

O vereador Willian Veloso (PL) se reuniu, na tarde dessa quarta-feira (19), com o secretário municipal de Educação, Wellington Bessa, e com ativistas de entidades que trabalham em prol das pessoas autistas, para discutir ações de educação inclusiva. Para atendimento ao estudante com deficiência, a Lei Brasileira de Inclusão (LBI – Lei 13.146/2015) define o profissional de apoio escolar, que atualmente não faz parte da estrutura de Educação no município de Goiânia.

No encontro, Veloso solicitou a disponibilização de profissionais de apoio, como auxiliares de atividades educativas, para auxílio imediato a todos os alunos com deficiência. Segundo o vereador, Bessa se comprometeu a atender as crianças que necessitam de atendimento e pediu um levantamento quantitativo com dados relativos a esse grupo de estudantes. Entidades representativas trabalham para entregar o levantamento ainda nesta quinta-feira (20). “O secretário municipal de Educação é um exemplo do Executivo que se dispõe a ouvir os principais interessados em construir uma educação mais inclusiva na capital”, destaca o parlamentar.

A medida de prover auxiliares de atividades educativas é uma solução paliativa, já que eles não possuem a formação de um profissional de apoio escolar. Ainda para este ano, Veloso e Bessa articulam reuniões e tratativas acerca da criação de um projeto de lei que faça valer o direito estabelecido no artigo 28 da LBI, a fim de que as crianças possam contar com o profissional de apoio escolar.

“Meu compromisso, enquanto vereador e representante do segmento da pessoa com deficiência, é defender os direitos e buscar diálogo com as autoridades responsáveis para solucionar as demandas”, conclui.

*Com informações da assessoria de comunicação do vereador