CCJ autoriza criação do "Abril Marrom", em Goiânia
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Goiânia, em reunião nesta quarta-feira (8), aprovou projeto que institui o "Abril Marrom" – Mês de Prevenção e Combate às Diversas Espécies de Cegueira. O texto é de autoria do vereador Willian Veloso (PL).
“Segundo dados do Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual no Brasil, sendo 582 mil cegas e 6 milhões com baixa visão. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 60% das cegueiras seriam inevitáveis – o que significa que muitos brasileiros poderiam não ter ficado cegos se tivessem recebido tratamento precocemente”, justifica o vereador.
Ao comentar sobre a importância de sua proposta, Veloso menciona ausência de sintomas relacionados a doenças que afetam a visão. “Muitas dessas doenças não apresentam sintomas, o que só piora a situação. Quando são descobertas, já estão em estágio bastante avançado e de difícil regressão. É o caso, por exemplo, do glaucoma – maior causa de cegueira no mundo e que já atinge mais de um milhão de pessoas no Brasil”, conclui.
A matéria segue em tramitação na Casa.