Willian Veloso visita Zoológico e verifica condições da estrutura do local
O vereador Willian Veloso (PL), acompanhado de uma comitiva, visitou o Parque Zoológico de Goiânia, na manhã de segunda-feira (8), com o objetivo de examinar as condições de acessibilidade que são oferecidas aos visitantes. A visita serviu também para verificar como está a qualidade dos cuidados dos 456 animais da unidade. Atualmente o parque abriga diversas espécies de aves, mamíferos e répteis que são inspecionados por cinco veterinários, uma zootecnista, quatro biólogos e 20 tratadores de animais.
O passeio técnico começou por volta das 8 horas da manhã. Logo na entrada, o vereador Willian disse à comitiva que passar a conhecer melhor como estão as condições do parque é uma forma importante de chegar a conclusões mais precisas sobre o lugar. “A visita possibilitou concluir que o local tem melhorado tanto em estrutura física quanto na parte de cuidado ao animal. Eu, durante a infância, frequentei por muitas vezes o zoológico de Goiânia, sei da importância que é este local para Goiânia e para Goiás”, disse o vereador.
Após breve explicação do diretor do Zoológico de Goiânia, Raphael Cupertino, sobre as melhorias implantadas, os visitantes seguiram até o setor de nutrição, onde é preparado o alimento da bicharada. Willian verificou as condições sanitárias da cozinha, comprovou o bom asseio do lugar e as boas técnicas de preparo dos alimentos. Ao todo, são 456 bichos que seguem uma nutrição rigorosa e balanceada.
Saindo do refeitório, o vereador Willian Veloso pediu ao diretor do parque que explicasse como são feitos os procedimentos de acolhimento e tratamento do animal, no caso de notar algum comportamento estranho. Cupertino esclareceu que, se o animal demonstrar que está doente na natureza, vira presa fácil. “O bicho se mantém como se estivesse sadio ao máximo, quando chega a cair, é porque o estado já é grave e está quase morrendo”, disse.
Cupertino explicou ainda ao vereador Willian que os técnicos ficam atentos a qualquer variação de comportamento da bicharada. Segundo ele, quando há mudanças nas reações do bicho é feito um procedimento de avaliação para ver o motivo, desde averiguação da alimentação até coleta de sangue para exames laboratoriais mais detalhados.
Conforto aos animais
O passeio continuou na ala onde ficam alojados os felinos, enquanto durante a caminhada, o presidente Valdery Júnior, da Agência Municipal De Turismo Eventos e Lazer (Agetul) apontou as principais mudanças feitas no zoológico. “Todos os técnicos têm formação específica que objetivam dar mais conforto para os animais. Importante ressaltar que o zoológico recebe animais que não podem ser reintroduzidos na natureza, isso é uma forma até de proteção, já que, se eles voltarem à natureza, podem até morrer”, explicou.
Ao final da visita, o vereador Willian Veloso alertou para a importância da manutenção do zoológico, uma das principais áreas verdes da cidade. O parque abriga mamíferos e répteis de espécies diferentes, tanto da fauna brasileira como exótica. A vereadora Lucíola do Recanto também fez parte da comitiva que acompanhou o vereador Willian Veloso na visita ao zoológico.
Texto e foto da assessoria de comunicação do vereador