Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Zander Fábio propõe inclusão de conteúdos sobre Meio Ambiente e Direitos dos Animais em currículo escolar

Zander Fábio propõe inclusão de conteúdos sobre Meio Ambiente e Direitos dos Animais em currículo escolar

por joana — publicado 10/07/2017 15h16, última modificação 10/07/2017 15h16

Está tramitando na Câmara Municipal de Goiânia, projeto de lei apresentado pelo vereador Zander Fábio (PEN) que inclui no currículo escolar do ensino médio das escolas públicas municipais conteúdos sobre Meio Ambiente, Sustentabilidade, Direitos dos Animais e Propriedade Responsável.

 Caso seja aprovado, caberá também à Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Agência Municipal do Meio Ambiente, a promoção de eventos como palestras, cursos, dinâmicas e trabalhos que enfoquem os seguintes temas:

1- O meio ambiente em que vivemos, seus mecanismos de proteção e o exercício da cidadania;

2-Bioma cerrado e suas espécies;

3-Escassez e utilização responsável dos recursos naturais renováveis, não renováveis e energia limpa;

4- Reciclagem, reutilização, reaproveitamento e logística reversa;

5- O papel dos animais nativos, silvestres, exóticos, domésticos e domesticados na sociedade;

6- Propriedade responsável de animais de companhia;

7-Zoonoses e bem-estar social;

8-Crimes contra a fauna e flora e suas sanções;

9- O papel do homem no ecossistema e os direitos fundamentais das futuras gerações;

10- Planejamento de ações concretas do grupo em prol do meio ambiente local e do bem-estar animal;

11- Outros temas que se fizerem pertinentes.

Para Zander Fábio, “é de suma importância para o aluno conhecer os pilares que sustentam as principais questões ambientais da atualidade, que envolvem importantes demandas sociais, capacitando-o para se tornar um agente transformador em prol do meio em que vive. A educação ambiental é um dos melhores instrumentos para promover o cidadão em efetivo multiplicador de ideias e práticas ecologicamente corretas. Já a causa do bem-estar animal, que a cada dia ganha mais força perante a sociedade moderna, que reconhece os direitos dos animais como seres sencientes, que têm papel fundamental no ecossistema e, portanto, na sociedade, cabendo a esta o seu dever legal de protegê-la. E a escola é o palco fundamental para a disseminação de valores humanitários. O conhecimento gera entendimento e este, ações concretas individuais e coletivas para cuidar melhor do meio ambiente e dos animais”.