Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Zander Fábio propõe instalação de hospital veterinário público

Zander Fábio propõe instalação de hospital veterinário público

por joana — publicado 15/02/2017 15h11, última modificação 15/02/2017 15h11

Durante a sessão ordinária de hoje ( 15), o vereador Zander Fábio ( PEN) apresentou projeto de lei que institui a Unidade Ambiental de Saúde e Bem-Estar Animal em Goiânia, que deverá integrar os órgãos e funções da Agência Municipal do Meio Ambiente ( AMMA). Trata-se de um hospital veterinário público cuja finalidade será atender os animais domésticos, domesticados, nativos ou exóticos de todos os tamanhos que estiverem vivendo em estado de abandono ou pertencerem a tutores que não possuam condições financeiras para custear  tratamentos curativos ou preventivos, além daqueles animais que forem encaminhados por órgãos públicos, ONGs ou protetores independentes. Àqueles tutores que não forem considerados de “baixa renda”, serão cobrados valores módicos, devidamente definidos na tabela oficial de serviços. E estes valores serão revertidos ao Fundo Ambiental de Proteção e Bem-Estar Animal.

Estrutura

Pelo projeto apresentado, caberá a Unidade oferecer ininterruptamente os seguintes serviços : atendimento hospitalar ( clínico, terapêutico, cirúrgico, intensivo, reparatório, de internação), atendimento emergencial ( pronto-socorro 24 horas), atendimento de resgate para vítimas de acidentes, exames laboratoriais, de imagem, som, raio X; vacinação, castração, fisioterapia, atendimento farmacológico, além de adestramento direcionado a evitar condutas agressivas.

Luta antiga

Desde 2013, Zander Fábio vem destacando a necessidade da instalação de um hospital veterinário público. Em abril daquele ano, o vereador promoveu Audiência Pública para debater o assunto com entidades envolvidas na defesa dos animais. No mês de junho, enviou a indicação de um projeto ao então prefeito Paulo Garcia que, por sua vez, determinou a criação de um Grupo de Trabalho da Política de Bem-Estar Animal. Como não obteve respostas, o parlamentar enviou no último dia 9, ofício ao prefeito Iris Rezende, solicitando a manifestação expressa quanto ao andamento das propostas.

Defesa

Zander Fábio ressalta que sua proposta não irá utilizar verbas públicas municipais destinadas à saúde de seres humanos. Os recursos viriam da Agência Municipal do Meio Ambiente. E ao contrário do hospital veterinário da Universidade Federal de Goiás ( UFG), o municipal “ não estaria aberto à toda a população. Queremos destinar este local para os donos de animais que não têm condições de pagar pelos tratamento e pela prevenção de doenças, assim como a vacinação e as cirurgias de castração”. “Uma sociedade só evolui se cuidar de seus animais, de seu meio ambiente e das pessoas”, conclui o vereador.