Aprovado em segunda votação projeto que beneficia Orquestra Sinfônica de Goiânia
A Câmara fez sessão extraordinária no recesso legislativo para aprovar em turno definitivo projeto de lei do prefeito Rogério Cruz que prevê benefícios à Orquestra Sinfônica de Goiânia, que comemorou 30 anos em 2023.
A matéria prevê uma ajuda de custo aos músicos da Orquestra. Trata-se de uma verba indenizatória de 1800 reais mensais para manutenção dos instrumentos e ressarcimento de despesas com locomoção e vestuário para as apresentações. Pelo texto, o pagamento deixará de ser feito no período de férias, licença-maternidade e afastamento do cargo ou função.
O projeto também estende aos músicos da Orquestra a aplicação do mesmo índice da data-base, já aprovada para servidores da prefeitura, 4,18% retroativo a dezembro. A data-base é a recomposição das perdas da inflação sobre os salários, referentes ao período de maio a de 2022 a maio de 2023. 125 músicos serão beneficiados pela iniciativa
A Orquestra Sinfônica de Goiânia foi criada em 1993 pelo Maestro Joaquim Jayme e pelo então Secretário Municipal de Cultura Kleber Adorno. A organização possui uma orquestra profissional composta por 75 músicos instrumentistas e coro profissional de 44 músicos cantores, além dos grupos formativos que trabalham no aperfeiçoamento das habilidades técnicas de estudantes de música e de programas educacionais direcionados a crianças e adolescentes da rede pública de ensino da cidade de Goiânia.