Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / TV Câmara / Notícias / Autistas terão direito a acompanhante durante internação hospitalar

Autistas terão direito a acompanhante durante internação hospitalar

por Mayara Caramaschi de Mello publicado 30/03/2023 11h28, última modificação 30/03/2023 11h28

Aprovado em primeira votação um projeto da vereadora Sabrina Garcez (Republicanos) que beneficia os autistas. (Lei Berenice Piana de Piana-9.844/2016). De acordo com a matéria, crianças, adolescentes e adultos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) terão direito de serem acompanhados por um familiar ou pessoa capacitada durante sua internação na rede de saúde.

Ainda segundo o projeto, a internação hospitalar é uma situação que pode gerar ansiedade e irritabilidade nos pacientes, principalmente nos autistas. A lei prevê que, em caso de impossibilidade de um parente acompanhar o paciente autista, a sugestão é que um profissional habilitado possa exercer esse papel.

Neste domingo, dia 2 de abril, a partir das 9 horas, será realizada caminhada do Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O evento será na vila Ambiental do Parque Areião.

A pauta agora segue para a Comissão Temática antes de voltar ao plenário.

registrado em:

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube