Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / TV Câmara / Notícias / Câmara inicia expedição para mapear problemas ambientais da Bacia do Meia Ponte

Câmara inicia expedição para mapear problemas ambientais da Bacia do Meia Ponte

por Kely Cristina Cabral publicado 22/03/2023 17h37, última modificação 22/03/2023 17h37

Na manhã desta quarta-feira, 22, uma expedição começou a percorrer o Meia Ponte, em Goiânia e Região Metropolitana, com a intenção de fazer um diagnóstico dos impactos da ocupação e das atividades humanas sobre o rio. A iniciativa pioneira é da Câmara, em parceria com a Universidade Federal de Goiás e órgãos da Prefeitura e Estado e entidades da sociedade civil.

Até segunda-feira, 27, profissionais, técnicos e outros profissionais vão percorrer 40 km no leito do rio para coletar informações sobre assoreamento, descarte irregular de lixo e esgoto, características da ocupação humana às margens do Meia Ponte, condições da fauna e flora e a qualidade da água.

O Meia Ponte e afluentes abastecem a maioria da população de Goiânia e Região Metropolitana. Na Bacia, vive a metade da população de Goiás. Desde as nascentes, em Itauçu e Taquaral, até a foz, no Paranaíba, a bacia corta 37 municípios.

As informações levantadas no diagnóstico deverão fundamentar ações e políticas públicas voltadas à recuperação e à sobrevivência do manancial.

registrado em:

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube