Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / TV Câmara / Notícias / Campanha arrecada doações para famílias vítimas de violência de gênero

Campanha arrecada doações para famílias vítimas de violência de gênero

por Elaine Freitas Gonçalves publicado 16/03/2022 13h18, última modificação 16/03/2022 13h18

Roupas, calçados e acessórios, em bom estado, serão destinados a mulheres e crianças, atendidas pela Ouvidoria da Mulher da Câmara Municipal. O material deve ser entregue de 16 a 25 de março. A iniciativa integra programação do mês da mulher, organizada pela vereadora Aava Santiago (PSDB). As peças irão formar a Butique Solidária Giselle Evangelista Gonçalves. O nome é uma homenagem à memória da servidora pública goiana, vítima de feminicídio em 2018

Nesta quarta-feira foi lançada uma campanha na Câmara para arrecadar roupas, sapatos, acessórios e itens de beleza femininos e infantis, que serão destinados a mulheres em vulnerabilidade social, vítimas de violência de gênero, atendidas pela Ouvidoria da Mulher do Legislativo Municipal, Patrulha Mulher Mais Segura, da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia e Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar de Goiás. A iniciativa integra a Programação Dias Mulheres Virão, organizada pela vereadora Aava Santiago (PSDB), em parceria com a Ouvidoria e com as Comissões de Educação e de Direitos Humanos.

“Nossa intenção é socorrer e promover a autoestima de mulheres que, ao romperem relacionamentos abusivos, muitas vezes, saem de casa apenas com a roupa do corpo e documentos, carregando suas crias. Então, a Butique vai oferecer um guarda-roupa mínimo para elas recomeçarem”, argumenta Aava, que é Ouvidora da Mulher na Câmara.

Homenagem - A campanha vai até 25 de março. O lançamento da Butique Giselle Evangelista Gonçalves será no dia seguinte. O nome é uma homenagem à memória da servidora pública, vítima de feminicídio, em 2018. O então namorado, José Carlos de Oliveira Júnior, foi denunciado como autor do crime. A irmã da vítima, Michelle Evangelista Gonçalves, é psicóloga voluntária na Ouvidoria da Mulher. Decidiu se dedicar gratuitamente ao acolhimento de vítimas de relações abusivas para evitar que mais mulheres sejam mortas em crimes de gênero.

Ouvidoria - A Ouvidoria Especial da Mulher foi criada por resolução de 2013 e foi reestruturada, a partir de 2021, para oferecer acolhimento a vítimas por meio de plantão psicológico, ajudá-las no processo de denúncia e direcioná-las à rede de proteção social, fundamentada pela legislação vigente. Em agosto do ano passado, a Câmara promulgou o serviço voluntário, que conta com 14 psicólogas voluntárias cadastradas para oferecer psicoterapia individual gratuita, fundamental para o processo de elaboração da violência sofrida. O voluntariado também conta com advogadas parceiras, vinculadas a instituições de ensino, que oferecem assessoria jurídica para essas mulheres.

Programação - A campanha integra a programação Dias Mulheres Virão, desenvolvida por Aava, ao longo deste mês. As atividades começaram no dia 4 e se estendem até 26 de março.

Foram realizadas ações direcionadas à promoção da dignidade menstrual e ao combate à violência contra a mulher, e estão previstas atividades de promoção social e da saúde femininas.

Toda a programação é gratuita, realizada com a colaboração de voluntários e em parceria com órgãos da Câmara Municipal: a Ouvidoria da Mulher, a Escola do Legislativo e as Comissões de Educação e de Direitos Humanos.

“Nossa expectativa é fazer reverberar em todas as mulheres atendidas e envolvidas nessa programação a força que temos para agir com total autonomia e ocuparmos todos os espaços que quisermos e que nos é de direito, livres de qualquer tipo de opressão”, explica Aava.

Serviço
Lançamento da Campanha para arrecadar doações para mulheres vítimas de violência
Data: 16 de março
Câmara Municipal – Galeria dos Presidentes