Derrubado veto a projeto que propõe medidas preventivas contra violência à mulher
Derrubado em sessão plenária nesta quinta-feira (15) veto do prefeito à projeto da ex-vereadora Cristina Lopes. Trata-se da matéria 186/2019, que cria mecanismos de prevenção e auxílio a mulher em situação de assédio ou violência a serem adotados por bares, restaurantes, casas noturnas e similares.
De acordo com a matéria, esses estabelecimentos deverão adotar medidas preventivas de auxílio às mulheres, tanto funcionárias quanto clientes. Entre as medidas preventivas citadas pelo projeto, estão treinamento de funcionários para identificação de situação de assédio e/ou violência contra a mulher; garantia de espaço reservado, em caso de identificada a situação, para que a mulher aguarde a chegada da polícia; comunicação imediata à Polícia MIlitar, acompanhamento da mulher até seu meio de transporte caso necessário; fixação de cartazes nos banheiros garantindo apoio à mulher.
Com a ausência da ex-vereadora, o vereador Anselmo Pereira subiu à tribuna para defender o projeto, e disse que quaisquer políticas públicas que evitem assédio e violência contra a mulher devem ser incentivadas pela Câmara e poder público, e não vetadas.