Futuro Secretário de Finanças, Valdivino Oliveira, esteve na Câmara para discutir LOA
Valdivino Oliveira, que deve assumir a Secretaria de Finanças da próxima gestão da prefeitura, esteve na Câmara para reunião sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) com o relator da matéria, vereador Ronilson Reis (Solidariedade). Valdivino explicou os motivos das mudanças que a equipe de transição espera conseguir fazer no planejamento orçamentário da prefeitura.
O futuro secretário de Finanças disse que, se for executado o projeto da lei orçamentária que tramita hoje na Câmara, a despesa deve superar a receita, no fim de 2025, entre 800 milhões e 1 bilhão de reais. Ele atribui esse desequilíbrio a uma previsão superestimada da arrecadação de alguns impostos municipais, ou seja, uma projeção acima do que preveem os índices que devem ser considerados no cálculo.
Mas o relator da LOA diz que as propostas de mudanças precisam partir do Executivo. Para ele, a prefeitura está receptiva para alterar o projeto. A Câmara também está pronta, segundo ele, para corrigir o que for de competência da Casa.
Ronilson Reis pretende apresentar no dia 3 de dezembro o relatório da LOA para ser votado na Comissão Mista. Mas admite que pode estender o prazo, caso seja necessário, para votar as mudanças no texto pedidas pela equipe de transição.