Prefeito apresenta prestação de contas à Câmara
O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) realizou, nesta terça-feira (26), prestação de contas à Comissão Mista do período de maio a dezembro de 2023. Relatório apresentado pelo secretário Municipal de Finanças, Vinícius Henrique Pires Alves, mostrou aumento de 4,63% na arrecadação do município e de 12,36% nos gastos no ano passado em comparação com 2022, resultando em um déficit de R$111 milhões.
O documento também revelou despesa acima do limite exigido por lei na Saúde e na Educação. E, pela primeira vez, a arrecadação maior com Imposto Sobre Serviços (ISS) do que com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
Rogério Cruz informou que 98% das emendas impositivas apresentadas pelos vereadores já foram empenhadas. Também garantiu que a terceirização de serviços na Companhia Municipal de Urbanização (Comurg) não vai resultar na demissão de servidores. Anunciou ainda novas convocações para preencher cargos na Saúde e na Educação e a prorrogação da validade do concurso realizado em 2022.
O prefeito pediu o apoio dos parlamentares para aprovar o projeto Centraliza, de requalificação do centro da capital, que está tramitando na Câmara e aguarda votação na Comissão de Constituição e Justiça. Além disso, em resposta a perguntas de vereadores, disse que a prefeitura está promovendo melhorias no Imas e comentou a operação da Polícia Civil que investiga suposto esquema de fraude em contratos do Município com três empresas.
Presidente da Comissão Mista, o vereador Cabo Senna (Patriota) afirmou que a prestação de contas é fundamental não só para apresentar as despesas e investimentos da prefeitura aos parlamentares, mas também à população. E adiantou que a Comissão irá analisar os dados apresentados pelo prefeito, sobretudo as causas do déficit de R$111 milhões.